Hoje as redes sociais acabaram tornando-se aliadas na busca por vagas de empregos. É muito comum encontrarmos páginas e grupos de empregos no Facebook e posts no twitter com o anúncio de vagas.

Se você é um adepto desse tipo de busca então essas dicas são para você:

1- Sempre que buscar por uma vaga em redes socias procure primeiramente ler o anúncio da vaga, parece óbvio, mas muitas pessoas lêem apenas o título da vaga e enchem o post de perguntas que poderiam facilmente ser esclarecidas se simplesmente lessem com atenção o anúncio completo.

2- Não faça comentários no post ou na descrição da vaga pois é muito provável que no contexto haja um e-mail para o envio do curríulo ou um telefone para contato, utilize-os! Outra coisa que parece obvio mas frequentemente observo pessoas fazendo comentários do tipo: “eu quero”, “estou interessado”, “esse é meu telefone”, etc. Esses comentários são inúteis, congestionam o post e não te dá nenhuma chance de conseguir a vaga, afinal se há um contato para que você envie o seu curríulo é exatamente o que você deve fazer. O empregador não vai entrar em contato com você porque você comentou na vaga demonstrando o seu interesse ou deixou seu telefone (a não ser que esteja especificado no anúncio que você deve fazer isso para que ele entre em contato, mas pela nossa experiência esse tipo de anúncio costuma ser equivocado, enganoso ou até mesmo falso, fique de olho.)

3- Também não chame no privado ou adicione a pessoa que postou a vaga, esse tipo de atitude acaba pegando mal para o possível candidato pois interfere na esfera particular de quem está fazendo o trabalho de divulgar uma vaga. Seja profissional, faça o que pede o anúncio.

4- Assim como não comentar também não deixe o seu telefone, lembre-se que a internet está cheia de pessoas de todo mundo e nem todos possuem boas intenções. Se você tem interesse em algum emprego que viu nas redes sociais é você que deve entrar em contato com o empregador, para isso utilize sempre o meio de contato descrito na vaga.

5- Desconfie de vagas que para se candidatar seja necessário pagar por algo, seja um curso, um investimento inicial ou qualquer coisa que envolva dinheiro. Uma vaga de trabalho séria não deve exigir um desembolso da sua parte. Muitos desses anúncios são pirâmide e servem para enganar as pessoas. Também desconfie de anúncios que prometem altos ganhos de dinheiro sem muito esforço ou com promessas de vantagens muito exacerbadas, são formas usadas para iludir.

6- Observe a data em que o anúncio foi postado para que você não corra o risco de enviar o seu currículo para vagas muito antigas e que já podem ter sido preenchidas. Na dúvida pergunte se a vaga ainda está em aberto.

7- Procure enviar o seu currículo no formato pdf, isso ajuda para que ninguém modifique seu documento sem sua autorização e que a configuração não mude quando você anexá-lo no e-mail.

8- Coloque um assunto no seu e-mail, muitas vezes na própria descrição da vaga esse assunto está definido. Quando não estiver coloque algum título que demonstre para qual vaga você está interessado ou tem o perfil.

9- Além do assunto no e-mail escreva também algum texto breve. Pode ser uma simples saudação como por exemplo “bom dia segue meu curríulo em anexo” ou “boa tarde segue currículo para a vaga tal”, isso facilita para o recrutador.

10- E lembre-se: o empregador pode observar seu comportamento nas redes sociais, portanto seja profissional quando deve ser, tenha atenção com os erros de português, cuidado com os excessos e com a imagem que quer passar. Mantenha seus dados atualizados e verifique se você está dentro do perfil exigido.

Aqui em nossa página atualizamos as vagas diariamente e toda semana haverá dicas para te ajudar a conseguir um emprego. Fique de olho e boa sorte! =)